7 Maneiras de Desentupir Vaso Sanitário

desentupir vaso

Quer aprender a desentupir um vaso sanitário agora? Neste artigo você verá 7 maneiras de desentupir seu vaso e evitar que ele fique entupido novamente!

Não há duvidas de que o ideal é sempre contratar um serviço de desentupidora especializado para desentupir um vaso sanitário.

Mas, se você veio a este artigo, você definitivamente quer aprender a desentupir um vaso, correto? Em primeiro lugar, garantimos que a melhor solução é manter o vaso sempre limpo e livre, bem como a manutenção regular dos tubos de encanamento da casa.

Mas você nem sempre pode fazer isso e o vaso pode ficar entupido, causando uma grande dor de cabeça. Se isso acontecer, não há necessidade de se desesperar. Vamos ensinar a você sete maneiras de desentupir vaso sanitário com algumas dicas da casa. Vamos!

Como evitar que o vaso fique entupido?

Em primeiro lugar, é melhor evitar que o vaso fique entupido. Desentupir o vaso não é uma das melhores tarefas a se fazer, certo?

Evite jogar papel higiênico, tampões íntimos, espuma de sabão e lenços diretamente no vaso. Jogue-os sempre no lixo. Outra sugestão é observar as crianças pequenas usando o banheiro, pois elas são muito curiosas e podem jogar objetos como brinquedos no vaso, fazendo com que ele fique entupido.

O que usar para desentupir um vaso sanitário?

Desentupir um vaso é um daqueles pequenos reparos que precisamos fazer em nossa casa o mais rápido possível para evitar mais inconvenientes. Confira as sete maneiras de fazer isso agora.

1. Com um desentupidor

É provavelmente a técnica mais comum para desentupir um vaso, afinal, quase todo mundo tem um desentupidor em casa. A função desta ferramenta é pressionar a água do vaso através do vácuo para forçar tudo o que está preso no tubo para o esgoto.

Para usar o desentupidor, basta segurá-lo e bombear a água do vaso até que o objeto preso possa sair. Certifique-se de que você desconectou o registro de água antes de iniciar a tentativa. Também é importante usar luvas de borracha para evitar o contato com as fezes.

2. Com vinagre e bicarbonato de sódio

Uma combinação que geralmente é eficiente para desentupir o vaso, especialmente quando entupido com fezes e papel. Aqui, você precisa misturar meio copo de bicarbonato de sódio com meio copo de vinagre e jogar o conteúdo diretamente no vaso. Espere agir em breve e tente dar a descarga.

A água sanitária também é um excelente produto para desentupir a privada, substituindo a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Se você optar por essa forma, deixe o produto funcionar por algumas horas antes de dar a descarga novamente.

3. Com água quente

Esta técnica é mais eficaz quando o vaso está entupido com fezes e até mesmo com papel higiênico e não deve ser usado mais de três vezes seguidas. Encha um balde com um litro de água quente – pode vir do chuveiro, banheira, ou mesmo aquecida no fogão. Algumas pessoas preferem diluir um pouco de detergente na água para facilitar o processo.

Despeje todo o conteúdo do balde diretamente no vaso e aguarde cerca de 5 minutos para que a gordura se dissolva. Então tente jogar mais água quente novamente, para que o conteúdo preso possa finalmente ser jogado pelo ralo.

4. Com um Gancho

Esta maneira é ideal se o entupimento foi causado por um objeto preso perto do tubo, como papel higiênico, um brinquedo ou algo que caiu no vaso por algum descuido.

Pegue um gancho de arame e abra-o até que ele tome a forma da letra “V”. Em seguida, faça movimentos circulares com o fio até que você possa soltar o objeto e retirá-lo. Em muitos casos, esta técnica pode resolver o problema de um vaso entupido. O ideal é que você use luvas de borracha para fazê-lo, pois você terá que tirar o objeto do vaso e jogá-lo no lixo depois do procedimento.

5. Com uma bola ou um filme plástico

O objetivo desta técnica é formar um vácuo para aumentar a pressão e liberar o vaso, mais ou menos como se um êmbolo fosse usado. Para fazer isso, você pode colocar uma fita plástica para selar completamente o vaso e, em seguida, dar a descarga.

Outra maneira eficiente é usar filme plástico para embalar alimentos ou até mesmo um saco de lixo. Coloque fita adesiva no vaso para que não haja espaço para a entrada de ar e, em seguida, dê descarga até que o conteúdo caia.

6. Com um pano de chão

Essa não é uma das alternativas mais agradáveis, mas pode ser útil caso você não disponha de nenhum outro produto para desentupir vaso sanitário.

Coloque suas luvas plásticas e empurre o pano de chão diretamente no vaso com força, sempre com cuidado para que o pano não desça. Então, acione a descarga e ao mesmo tempo vá puxando e empurrando o pano para tentar desentupir o encanamento.

7. Com soda cáustica

Utilize esse procedimento apenas quando todos os outros tiverem falhado e nunca com frequência, afinal, a soda cáustica é um produto muito forte e que pode danificar seu vaso e também os encanamentos da casa. Lembre-se de que esse é um químico muito perigoso e corrosivo, por isso você deve usar luvas e óculos para se proteger do contato direto.

Encha um balde com água e despeje 2 colheres de sopa de soda cáustica e também 2 colheres de sopa de sal. Depois disso, despeje todo o conteúdo no vaso e tente novamente dar descarga.

Algumas pessoas observam resultados parecidos despejando uma garrafa inteira de Coca-Cola no vaso, com a vantagem de não precisar de tanto cuidado durante o manuseio do refrigerante.

Nada disso ajudou para desentupir a privada?

Se mesmo tentando essas técnicas caseiras você ainda não conseguiu desentupir o vaso sanitário, é melhor não insistir mais, já que pode danificar o sistema hidráulico.

Nesse caso, é uma boa hora para chamar uma empresa ou profissional do ramo para lhe ajudar. A BH Desentupidora tem esse serviço e pode resolver o problema de vaso entupido para você!

Rolar para o topo